sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Filme: Jack & Jill (2012)


Adam Sandler tem-nos habituado às suas comédias baixas, pouco inteligentes e pouco sérias. Jack & Jill é tudo isso… e ainda pior. Marca um novo mínimo para a comédia. É uma produção amadora, quase insultuosa.

Jack (Adam Sandler) e Jill (também Adam Sandler!) são dois irmãos gémeos. Jack é um publicitário de sucesso em Los Angeles, onde vive numa sumptuosa casa com a sua mulher (Katie Holmes) e os seus dois filhos. Com o Dia de Acção de Graças a chegar, Jack teme a visita anual da sua irmã. Necessitada, agressiva e desajeitada, Jill é tudo o que Jack condena. Mas quando um grande trabalho surge na firma de Jack – um anúncio com Al Pacino (sim, ele mesmo!) –, Jill pode ser a única salvação de Jack.

A ideia de Adam Sandler a interpretar dois irmãos gémeos de sexos opostos é por si só aterradora. A execução é infinitamente pior. Agudizada por uma terrível edição, quando as duas personagens partilham o ecrã a monstruosidade da ideia assume os seus contornos mais provocadores. Também não ajuda nada que o argumento seja uma mixórdia de piadas de baixo nível, de previsibilidades e vulgaridades – e a tentativa ao cair do pano de emoção é uma afronta à inteligência do público. A personagem Jack não acrescenta nada à história – é uma personagem tão igual a tantos outros papéis de Sandler. A personagem de Jill (ignorando por um momento a pavorosa caracterização) acrescenta a mais – é irritante, extravagante, barulhenta e alienada. Se a concepção era que os gémeos representassem os pólos opostos da personalidade, falha redondamente.

Al Pacino… Porquê?... Por que haveria um actor do calibre deste senhor de manchar a sua reputação, o seu currículo e o afecto dos seus fãs com a participação neste filme?... Numa das suas primeiras falas em Jack & Jill, Pacino diz que «…está a perder a cabeça». É uma certamente não calculada ironia que reflecte bem o que espectador pensa ao longo dos 91 minutos. Além de Pacino, até Johnny Depp aparece momentaneamente em Jack & Jill – terá sido premeditado ou será que Depp estava à hora errada no sítio errado (e bem assim toda a equipa dos LA Lakers)?

O espectador que aprecia os filmes de Adam Sandler não desgostará de Jack & Jill. Todo o restante espectador abominará. E se é apenas a curiosidade que impele uma ida ao cinema, mais vale esperar alguns mesitos – é quase certo que Jack & Jill constará da programação de algum dos canais de televisão generalistas numa matiné de domingo.


CLASSIFICAÇÃO: 1 em 5 estrelas


IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0810913/

Site Oficial: http://www.jackandjill-movie.com/

Trailer:


1 comentário:

  1. Excelente crítica achei o filme insultuoso sob vários aspectos. Não vi o final.

    ResponderEliminar