terça-feira, 1 de outubro de 2013

Filme: Isto é o Fim! (2013)

Isto é o Fim! é uma hilariante comédia com um inteligente toque de autocrítica e sátira num cenário exagerado e vibrante. 

Quando Jay Baruchel regressa a Los Angeles para visitar o seu melhor amigo Seth Rogen, Jay percebe que a relação de amizade entre ambos mudou. Seth tem um novo grupo de amigos com quem agora tem mais em comum. Jay tenta integrar-se no grupo, aceitando ir a uma festa na casa de James Franco. Jay detesta a experiência. Mas tudo muda nessa noite. O Apocalipse acontece e o grupo deve unir-se para sobreviver.

Isto é o Fim! não é um filme para ser levado a sério. Esta é a primeira noção que o espectador tem na cabeça e a impressão com que ficará após o seu visionamento. É uma comédia arduamente focada em proporcionar bons momentos de diversão. Todavia, Isto é o Fim! carrega uma mensagem sincera num hilariante e bem-vindo cenário de autocrítica e justaposição entre a imagem que o espectador tem da vida de celebridade e a imagem que as próprias celebridades têm da imagem sobre si. Isto é o Fim! é intrinsecamente satírico; satírico de todos para todos. Se por um lado aponta de forma acusadora a opinião pública estereotipada, por outro toma consciência da preeminência financeira e das superiores condições de vida que assistem Hollywood. Tudo isto num cenário em que o Apocalipse (aquele bíblico que descreve detalhadamente o fim dos tempos) toma lugar e em que os justos são imediatamente salvos e os menos justos ficam para ajustar contas. Obviamente, no teor da autocrítica, nenhuma celebridade é amnistiada por este rapture.    

A bela casa de James Franco é palco para o supracitado Apocalipse. As suas obras de arte e os variados adereços dos seus filmes servem de armas de combate e de arremesso para a batalha pela sobrevivência, onde a falsidade na sua origem e na sua infrutífera aplicação é reveladora da falsidade que rodeia o seu trabalho. Por mais que se mostrem indivíduos de valor nos seus projectos, estas celebridades, pelo menos nesta versão satírica, são indivíduos ocos e imorais na vida fora da tela. A valentia mostrada é falsa e completamente inexistente quando o imaginário se torna real. É um exercício absolutamente hilariante admirar a sua completa falta de soluções e de alento no meio do desastre, entre inteligentes e bem colocadas referências culturais.

Com o decorrer da endiabrada narrativa, que por vezes parece desalinhada e improvisada, a autocrítica torna-se pedagógica, mostrando que até estas celebridades fúteis merecem uma oportunidade para mostrar o seu valor e alcançar a salvação. Nem todas o conseguem, mas nem todas mostram a necessária predisposição (leia-se independência narrativa). A ideia de que as relações entre estas celebridades não são o mar de rosas que por vezes se imagina fornece outro tipo de introspecção que não será inteiramente descabido, embora não nos níveis bruscos aqui divertidamente apresentados.    

São muitas as caras famosas que passam por Isto é o Fim!, algumas num cameo tão vertiginoso que a pequena distracção leva à sua privação. Destas, Emma Watson é a mais hilariante, criando uma versão violenta, obstinada e irredutível da sua personalidade. Do elenco principal, James Franco, Seth Rogen e Jay Baruchel são quem estão mais à-vontade com o papel de um certo transtorno de personalidade; como tal, são os mais cómicos.


A realização a cargo de Seth Rogen e de Evan Goldberg (que também assinam o argumento) padece de alguma qualidade e de alguma organização. Se em parte funciona para tornar algumas cenas mais divertidas, em parte torna algumas cenas estranhas e de franzir o nariz, nomeadamente as relacionadas com adições visivelmente incompletas de CGI. Como um todo, no entanto, Isto é o Fim! cumpre com distinção aquilo a que se propõe: divertir. Isto fá-lo como poucas intencionadas comédias têm feito recentemente.

CLASSIFICAÇÃO: 3,5 em 5 estrelas


Trailer:


1 comentário:

  1. Eu gostei bastante do filme (4*), como disse na sua análise o filme dá-nos bons momentos de diversão. Apesar de ter algumas piadas um pouco parvas, tem timings perfeitos no que toca a cenas hilariantes...

    ResponderEliminar